REDE VIDAVIVA

REDE

Saúde! Essa antiga saudação popular está presente no cotidiano das pessoas, chegando mesmo a se confundir com o desejo pela vida e pela felicidade. O desejo pela saúde é o mais antigo dos desejos. Apesar disso, desde a revolução industrial, há cerca de 300 anos, milhões de trabalhadores comprometem sua saúde e, às vezes, sua vida para atender às demandas do Capital. De lá pra cá, o Capital tem sido repensado.

Buscaram-se formas cada vez mais sofisticadas de aumentar a produção e garantir o lucro. A partir da década de 90, trabalhadores de várias categorias se depararam com um trabalho que pretende não só valer-se de seu esforço físico, mas também conquistar corações e mentes a serviço da produção.

A implementação da produção enxuta e dos programas de qualidade total reduziu postos, aumentou o ritmo de produção e intensificou o trabalho, gerando cada vez mais novos quadros de adoecimento. Para estimular a reflexão sobre a relação entre vida, saúde e trabalho foi criada a rede VIDAVIVA.

Para estimular a construção de ações coletivas a partir do fortalecimento da organização dos trabalhadores no local de trabalho - mudando, assim, a realidade em que vivemos,  a rede foi estruturado para mais do que brindar à saúde, queremos brindar ao direito à vida.

O Projeto VIDAVIVA é discutido por uma rede de sindicatos e pessoas que se organizaram para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Essa rede tornou-se a Plataforma Intersindical que discute e define os rumos do projeto. As seguintes entidades compõem a plataforma até o momento:

> Contac
> Fenadados
> Metalúrgicos ABC (SP)
> Químicos ABC (SP)
> Sindados (BA)
> Sindaeroviários (RS)
> SindAlimentação (BA)
> SindAlimentação (ES)
> STI Alimentação (RS)
> Serafina Correa (RS)
> SindBancários (PE)
> SindBancários (RJ)
> SindBebidas (PE)
> SindCacau-Ilhéus (BA)
> Sindlaticínios (RJ)
> Sintagro Juazeiro (BA)
> Sintrajusc (SC)
> SindCorreios (AL)
> Sindsep (PE)
> Sindprev (PE)
> Sintepe (PE)
> Sindseepe (PE)

COMO PARTICIPAR

Para atingir o objetivo de chegar aos trabalhadores, o projeto estruturou algumas fases de implementação.

A primeira delas é a reflexão dos dirigentes sindicais sobre a relação vida, saúde e trabalho com a utilização do recurso Raio (Recurso Audiovisual Interativo). São realizados encontros com as direções sindicais de cada sindicato. Nesses encontros, é feita também a apresentação do projeto, para que todos estejam envolvidos nesse processo.
O segundo momento é a capacitação dos monitores voluntários indicados pelos sindicatos para desenvolver a formação na base. A equipe de educadores selecionada pelo projeto desenvolve a fase de capacitação dos monitores com os principais recursos formativos da rede. No momento, a capacitação está sendo desenvolvida com dois recursos: Raio e Mapping.
A terceira fase é desenvolvida pelos monitores voluntários indicados pelos sindicatos com os trabalhadores de base. É o momento no qual os trabalhadores farão suas próprias reflexões a partir do desenvolvimento dos recursos formativos para o qual os monitores foram capacitados.
A quarta fase da Rede VidaViva é voltada para auxiliar os sindicatos a intervir efetivamente no local de trabalho. Esta fase está sendo construída pelos grupos de trabalho da Rede VidaViva e será voltada para fortalecer a capacitação dos monitores, a atuação dos cipeiros e a troca de informações e experiências dos sindicatos.

PROJETO: Tie Internacional

O projeto Intersindical de saúde VIDAVIVA é de âmbito internacional, realizado em cooperação com a TIE (Transnationals Information Exchange), uma rede de ativistas sindicais engajada na construção e no fortalecimento de um sindicalismo internacional de base.

A A TIE foi fundada em Amsterdã em 1978, por ativistas sindicais de diversos países. Atualmente, possui escritórios no Brasil, Chile, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Sri Lanka e Rússia.

A rede VIDAVIVA conta com a participação da TIE-Alemanha e TIE-Holanda. A entidade busca estabelecer contatos com ativistas sindicais de vários países, visando auxiliar na troca de informações, de experiências entre trabalhadores e na construção de propostas formativas e estratégias conjuntas. O projeto também está sendo desenvolvido na Alemanha, Canadá, México, Brasil, Moçambique, Turquia, China, Colombia, Africa do Sul, Swazilandia, Nigéria, Estados Unidos.